Dez dicas para Webinars de sucesso
Quer que a sua marca ocupe um lugar no coração dos seus clientes?
Então, use a força dos webinars. Esta é a melhor ferramenta para “ensinar” os seus clientes, atuais e potenciais.
Vejamos os principais dados estatístico recolhidos sobre os seminários online, e como podem ajudar a delinear a melhor estratégia de marketing de webinar e daí trazer o melhor retorno para a sua marca.
1. Melhor horário para realizar o webinar
Os webinars agendados no período da manhã têm uma percentagem de participação relativamente maior.
O tempo desempenha um papel crucial no sucesso de um webinar. De acordo com o relatório do On24, o melhor momento para realizar um webinar é às 11 horas porque as pessoas estão mais alertas e predispostas a ouvir neste período.
Mas será assim todos os dias da semana ou determinado dia é preferível?
2. Melhor dia da semana para realizar o webinar
28% dos webinars são realizados à quinta-feira.
O mesmo estudo sugere que é de terça a quinta-feira que se concentram quase 80% das assistências. A “neura” de segunda-feira não apela à participação nestes eventos. E o domingo é o rei do fim de semana. De facto, as pessoas tendem a estar mais ocupadas à segunda e sexta-feira e gostam de tempo para se prepararem para o webinar, o que torna os dias mencionados os ideais.
Mas os webinars atraem mesmo novos clientes? E qual o setor que mais beneficia com esta vertente comercial?
3. Quem mais beneficia comercialmente com os webinars?
Nesta dimensão, o conteúdo do webinar é tão importante como a sua promoção. Embora os posts nas redes sociais e os artigos de blog sejam os mais valorados, os webinars constituem uma parte importante da estratégia de promoção, com a vantagem de que é um conteúdo que pode ser reaproveitado para outros formatos, como ebooks, posts, blogs, podcasts e apresentações.
Embora os webinars funcionem em todos os setores, é o conteúdo tecnológico o que obtém mais vantagens. O relatório afirma que 68% dos profissionais de marketing acreditam que os webinars os ajudam a traduzir as suas atividades de marketing em vendas.
Então como convencer os seus clientes a assistir aos webinars?
4. Como divulgar o webinar?
O email é o principal responsável pela dinamização dos webinars, ao garantir 56% das inscrições. Pelo relatório ficamos a saber que as quartas e quintas-feiras são os melhores dias para enviar emails promocionais.
Para além do email e da qualidade do conteúdo, a presença de especialistas ou influenciadores no painel de oradores, reflete-se numa maior adesão.
5. Aposte em webinars longos.
À priori dir-se-ia que quanto menor a duração, maior a adesão. Pelo contrário, os webinars mais longos atraem a maior parte do público. Webinars mais longos são considerados mais valiosos. De acordo com o relatório State of webinars, em média, os participantes passam 53 minutos a assistir ao conteúdo do webinar. O relatório da On24 mostra que o tempo médio de visualização dos participantes é de 56 minutos.
Para além de webinars longos, o que valorizam os participantes ?
6. Qual a melhor interação para o seu webinar?
As sessões de perguntas e respostas são a forma de interação mais apreciada.
Avaliando a utilização de questionários, conversas de grupos, social media, votações, entre outros, a pesquisa apurou que as sessões de perguntas e respostas são desejadas por mais de 80% do público.
Pelos dados obtidos, um mix dos vários elementos é a chave do sucesso!
Com tanto para ouvir e fazer, o seu público precisa de se preparar. E de quanto tempo precisa?
7. Com que antecedência deve anunciar o seu webinar?
Quase um terço das inscrições são realizadas uma a duas semanas antes do evento. E mais de 10% no próprio dia.
O ideal, será iniciar a promoção quatro semanas antes do webinar e intensificar com a aproximação da data. Dica: Na véspera, envie um e-mail de registro de “última oportunidade” para aqueles que deixam para a última da hora (vulgo: portugueses).
Muitas inscrições, logo muitos participantes.
8. Quantos irão assistir ao webinar?
O relatório On24 sugere que 55% dos inscritos convertem-se em participantes. Uma taxa de conversão entre 35% e 45% é considerada boa. Embora uma queda na taxa de participação possa ser devida a uma má promoção, às vezes pode indicar que as pessoas estão apenas ocupadas.
E se não puderam estar presentes?
9. E quem não assistiu ao webinar?
Como não queremos perder o potencial do vídeo e da informação, devemos também fornecer gravações do webinar a quem não assistiu, ou a quem quer rever.
94% dos anfitriões de webinars disponibilizam as gravações sob pedido após o evento ao vivo (de acordo com o Relatório de Estado do Webinar 2020).
10. Quem pode realizar o webinar da sua marca ou empresa?
Não é preciso um estudo para dar esta resposta com 100% de certeza. A IVY garante-lhe a promoção, realização e rentabilização do seu webinar.
Aproveite o potencial dos webinars, para a divulgação e venda dos seus produtos e serviços.
Vamos Webinar?